Como lidar com colegas de emprego difíceis

 

A relação com um colega de trabalho, nem sempre é perfeita, por isso, é importante saber lidar com colegas de emprego difíceis, para que eles não interfiram no desempenho do seu trabalho. A harmonia entre os funcionários, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa.

Estar rodeado de pessoas difíceis no trabalho, é algo muito comum em todas as empresas. Quanto maior a empresa for, maiores também serão as chances de você não se dar bem com todos os colegas.

Como nos dias de hoje conseguir um novo emprego não está tão fácil, é importante saber como lidar com colegas de emprego difíceis, para que assim o seu emprego e o seu bem-estar no trabalho possam ser mantidos.

Veja como lidar com colegas de emprego difíceis

Em quase todas as empresas, existem três perfis de colegas de emprego difíceis. Então, conheça quais são eles, e saiba como lidar para ter harmonia entre os funcionários.

  1. O colega que te chama para falar das políticas da empresa e de outros colegas;

A fofoca no ambiente de trabalho, infelizmente é algo muito comum, mas, ela reflete que o funcionário está com baixa autoestima e possui um sentimento de fraqueza.

Na maioria dos casos, quando um colega te chama para fazer uma fofoca, certamente ele está usando deste recurso para estabelecer uma conexão com você, ele está tentando se aproximar de alguma maneira.

Porém, quando você dá ouvidos para estas fofocas, além de isso estar sugando as suas energias, ainda pode causar para os outros colegas, uma impressão ruim sobre você. Para fugir disso, você terá que usar de empatia e redirecionamento.

Quando esta situação acontecer, ouça o que o colega tem para dizer, e lhe dê respostas genéricas, não dando abertura para que assunto tenha continuidade. Mostre que você não se interessa por este tipo de assunto, mas está sempre disposto a conversar caso o seu colega necessite.

  1. Colega que se vê negativo diante de tudo;

Estar perto de pessoas que só reclamam e se fazer de vítima, não é algo nada agradável. Quando estes colegas chegarem para reclamar de algo com você, ouça e faça perguntas para que ele pense em como mudar a situação.

Ao fazer isso, você estará interrompendo o clima de negatividade, e criando espaço para um ambiente mais seguro e agradável, repleto de novas percepções e possibilidades.

  1. Colega que abusa da intimidade;

Muitas pessoas não sabem respeitar o limite entre o coleguismo de trabalho e a intimidade, e com isso começam a flertar, a fazer piadinhas e até mesmo criticar a aparência dos outros.

Para que isso não aconteça, é muito importante impor limites, pois estas atitudes não precisam ser toleradas. Lidar com colegas de emprego difíceis, precisa de paciência a assertividade.

Por isso, quando algo passar dos limites, fale que você não gostou, ou corte as brincadeiras no começo, para que isso não acabe de atrapalhando.

Estes, são os três principais perfis de como lidar com colegas de emprego difíceis, que requer que você saiba como lidar com eles.

De modo geral, em qualquer lugar que você esteja trabalhando, é muito importante que você saiba como ser empático, sabendo ver que todas as pessoas possuem um lado positivo e um lado negativo, e que é necessário encontrar o equilíbrio entre eles para que tudo ocorra bem no ambiente de trabalho.

Desta forma, você vai saber lidar com colegas de emprego difíceis, sem deixar que eles tirem a sua paz no trabalho e nem prejudiquem o desenvolvimento das suas atividades diárias. Vale ressaltar amis uma vez que é necessário ser tolerante, pois cada pessoa possui uma personalidade e valores diferentes dos seus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *