Juros abusivo de cartão de crédito - Confira! | Elite Empregos
Home / CARTÃO DE CRÉDITO / Saiba identificar um juros abusivo de cartão de crédito

Saiba identificar um juros abusivo de cartão de crédito

O juros abusivo de cartão de crédito é um reflexo muito comum devido à facilidade e a comodidade que o dinheiro de plástico representa, por isso é extremamente necessário acompanhar a fatura com atenção e cuidado para não pagar por taxas excessivas indevidamente.

Aliás, como os bancos vivem dos juros por lucrarem emprestando dinheiro, a cobrança de um valor para esse serviço acaba sendo um dos fatores que mais atrapalha a estabilidade financeira, pois, indiretamente pode contribuir para o endividamento.

Em todo caso, como isso faz parte da política desse negócio, muitas vezes o juros abusivo de cartão de crédito acaba passando despercebido e pode gerar prejuízos, então é importante saber identifica-lo, para manter o orçamento equilibrado.

Como é possível identificar uma cobrança de juros de cartão de crédito?

Basicamente, a cobrança de juros abusivo de cartão de crédito se evidencia caso esteja acima da média do mercado, ou seja, colocam o consumidor em desvantagem, através de taxas excessivas.

Inclusive, como muitas vezes as pessoas não se informam direito e demonstram certa ansiedade para fechar um negócio, acabam pagando quase o dobro do valor por ele e acabam se iludindo com parcelamentos e prazos mais longos.

Sendo assim, para evitar maiores problemas é essencial estar atento, visando não deixar que as instituições se aproveitem do seu dinheiro, portanto, para identificar se existe uma cobrança de juros abusivo de cartão de crédito por trás da sua fatura, lembre-se de:

  • Verificar no contrato a taxa cobrada;
  • Comparar o valor com a tabela da taxa média divulgada pelo Banco Central.

Em todo caso, se não tiver acesso ou conhecimento em relação ao valor estipulado pelo contrato, também é possível conferir se o valor dispõe de taxas excessivas através da Calculadora do Cidadão que é disponibilizada pelo Banco Central para simular esse valor, através do preenchimento de informações como:

  • O número de meses total do financiamento;
  • A taxa de juros mensal em porcentagem;
  • O valor da prestação e o valor financiado;

Assim é possível que o consumidor fique ciente sobre a utilização de seu próprio dinheiro, podendo perceber se ela está sendo feita de forma justa ou não, para evitar comprometer o orçamento com juros abusivo de cartão de crédito.

O que fazer depois de identificar a cobrança de juros abusivo de cartão de crédito?

Caso a existência da cobrança de taxas excessivas seja constatada, o consumidor tem o direito de pedir a revisão e o ressarcimentos dos valores pagos indevidamente por causa do juros abusivo de cartão de crédito.

Outra alternativa que também pode compensar é entrar em contato com o próprio estabelecimento financeiro e tentar uma renegociação para reduzir o valor da dívida, tendo em vista a economia que isso pode trazer.

Dicas para evitar o juros abusivo de cartão de crédito

Depois de entender um pouco mais sobre o juros abusivo de cartão de crédito, também é importante conhecer algumas dicas que podem ajudar a evita-lo, portanto:

  • Faça uma lista das suas despesas e planeje os gastos.
  • Esteja atento a data de vencimento e pague sempre o valor total da fatura.
  • Mantenha o limite do seu cartão de acordo com 50% do próprio salário.
  • Tome cuidado com o número de parcelas.

Isso contribui para fortalecer a consciência financeira e evitando que você gaste mais do que pode pagar e acabe comprometendo o orçamento de forma irresponsável, prejudicando toda a estrutura da renda mensal.

Portanto, lembre-se de cuidar bem do seu dinheiro independentemente das circunstâncias para nunca se tornar refém do juros abusivo de cartão de crédito que acaba diminuindo indiretamente a credibilidade do consumidor no decorrer de todo o processo.

Sobre pedroadmin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *