7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso
Home / CONCURSOS / 7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso

7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso

Para quem está querendo passar no exame, as nossas 7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso são fundamentais para que você consiga lembrar melhor o conteúdo.

A matéria de concurso é extensa, lembrar-se de tudo não é tarefa fácil (nada fácil, aliás). Sendo os concursos provas bem concorridas, qualquer coisa que lhe faça aprender deve ser considerada.

Nesse artigo iremos lhe dar dicas simples, mas que irão aumentar o seu desempenho de maneira surpreendente. Além de darmos 7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso, também lhe daremos uma dica para aprendê-las de verdade.

7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso

As nossas 7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso são fáceis e podem ser realizadas por qualquer pessoa. Não deixe de anotá-las para não esquecê-las:

  1. Organize-se

Quando falamos em organização estamos nos referendo a tudo: do seu ambiente de estudo até o seu plano de ensino. Ambiente organizado significa mente organizada e, claro, organizando a matéria fica mais fácil de lidar com ela.

  1. Tenha um caderno com anotações importantes

Anote todas as coisas que achar mais importante. Além de ajudar a memorizar o conteúdo, você também terá um resumo com os pontos mais importantes para se lembrar.

  1. Dê destaque para as informações pertinentes

A caneta marca-texto é uma grande aliada dos concurseiros. O destaque no texto chama a atenção da nossa mente e fica mais fácil de gravar o conteúdo.

  1. Explique o conteúdo para alguém

Explicar a matéria é uma das formas mais eficientes para guardá-la. Não tem para quem explicar? Simule uma sala de aula e explique para alunos imaginários.

  1. Faça relações com músicas ou coisas do gênero

Qualquer analogia, relação e afins com músicas ou palavras são ótimas formas de gravar o conteúdo. Isso funciona muito em assuntos que precisam ser decorados (como a tabela periódica, por exemplo).

  1. Tente relembrar dos tópicos mais importantes antes de dormir

Antes de dormir tente lembrar-se de tudo o que aprendeu no dia. Se algo lhe sumir da memória você já sabe que deve ser revisado no dia seguinte.

  1. Faça conexão com o conteúdo anterior ao aprender o próximo passo

Seja em humanas ou em exatas, sempre faça um pequeno remember do conteúdo anterior relacionado com o que você irá aprender no dia. Dessa maneira você sempre estará relembrando toda a matéria que já foi estudada.

Como estudar exatas

Muitas pessoas se queixam das matérias de exatas (química, física e matemática). Nos concursos a matemática é muito presente e deve ser aprendida, mas como fazer isso para quem tem dificuldade?

Além das 7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso nós temos uma a mais: ataque os exercícios! Isso mesmo, não o deixe em paz até resolvê-los.

É muito comum as pessoas pularem os exercícios ou olharem a resposta logo na primeira dúvida. Não faça isso de jeito nenhum! Releia a teoria e teste várias formas de fazer para tentar solucioná-lo.

Estude com a mente limpa

Estudar com foco é primordial. Podemos passar horas e horas na frente do caderno, mas se não estivermos totalmente dedicados à matéria de nada irá adiantar.

Sempre busque um ambiente silencioso e escolha a hora do dia que mais tem disposição para começar os seus estudos. Não está conseguindo se concentrar? Tome uma água e faça uns alongamentos.

Com nossas 7 dicas de como memorizar melhor as matérias para concurso e essas sugestões a mais que te demos com toda a certeza o seu rendimento irá aumentar. Boa sorte!

Sobre pedroadmin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *