Qual a importância de se fazer um concurso

Em um país em crise e com uma economia instável como anda o Brasil, poder seguir a opção de carreira pública é sempre uma alternativa segura. Veja Qual a importância de se fazer um concurso.

Saiba quais as vantagens, os contras e entenda como isso pode ser uma boa oportunidade de carreira.

Os concursos representam estabilidade, segurança, bons salários, mas é claro que nada disso vem sem esforço. Eles são extremamente concorridos e requerem grande preparo.

Importância de se fazer um concurso e como isso pode ajudar sua carreira

Você sabe o que é concurso e qual importância de se fazer um concurso? Eles são processos de seleção realizados para preencherem as vagas, normalmente, em cargos públicos.

A prova tem caráter de seleção impessoal, baseado única e exclusivamente no resultado obtido nas provas e em outras avaliações previstas em edital.

Veja importância de se fazer um concurso e como isso pode ser benéfico para você:

  1. Estabilidade

Uma das maiores vantagens dos concursos é a estabilidade que ele oferece e que é assegurada pela Constituição Federal.

Na iniciativa privada você pode ser demitido e mandado embora a qualquer momento, já o servidor público após três anos de efetivado a segurança no cargo é assegurada.

O funcionário nesse caso somente pode ser demitido após uma sentença judicial, e caso ocorra uma infração graves estabelecida pelo regimento do cargo.

  1. A remuneração

A importância de fazer um concurso para muitas pessoas reside na possibilidade de alcançar salários maiores.

A remuneração é um atrativo incontestável para quem quer fazer concursos públicos. Os salários são normalmente acima do valor de mercado e as vagas são muito bem valorizadas.

  1. Não há necessidade de experiência

Os concursos públicos possuem algumas exigências especificas de cada cargo, entretanto é possível encontrar vagas para os mais diferentes níveis profissionais, independente de idade ou experiencia profissional.

É possível encontrar concursos para nível superior ou médio e o resultado da prova e classificação de acordo com edital são os únicos critérios.

  1. Carga de trabalho

Os funcionários concursados têm carga de trabalho fixa, determinada pelo edital e dificilmente há necessidade de horas extras, o que é diferente da maioria das empresas privadas.

Assim, há grade importância de fazer um concurso público para quem que ter maior qualidade de vida.

Desta maneira você possui tempo suficiente para estudar, fazer um curso, se aperfeiçoar e curtir sua vida. Normalmente finais de semana e feriados não há expediente e há recessos de fim de ano.

Isso contribui para que o funcionário tenha mais tempo para passar com a família, planejar viagens, diminuindo, assim, o índice de estresse e aumentando sua qualidade de vida.

Pontos negativos concursos

Embora os concursos sejam muito vantajosos, é preciso entender que também há alguns contras. Podemos destacar por exemplo, o tempo necessário para preparação.

Os concursos costumam ser extremamente concorridos, por suas diversas vantagens e aberto a diferentes públicos, passar em uma das provas é uma tarefa que exige muito preparo, dedicação e comprometimento.

Por isso, se dedicar a concursos pode ser algo estressante e difícil de conciliar se você tem pouco tempo disponível no dia a dia. Por exemplo, se você trabalha durante o dia e estuda a noite, precisa compensar nos finais de semana.

Isso pode ser uma tarefa considerada impossível por muitas pessoas, mas é um dos sacrifícios que os concurseiros devem estar dispostos a fazer.

Outra desvantagem é a rotina ou estagnação na carreira. Dependendo do trabalho almejado, pode haver pouca possibilidade de crescimento ou de alcançar posições mais elevadas.

Agora que você sabe a importância de se fazer um concurso, comece a estudar e alcançar sua vaga desejada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *